Tecnologia da Informação

O gestor precisa ter conhecimento básico de todos os componentes da tecnologia da informação para poder fazer escolhas coerentes e saber como alocar esses recursos a visando auxiliar a empresa em seus negócios, processos e atividades.

Os componentes da tecnologia da informação são:

Hardware – O hardware são os componentes físicos, usados para entrar, processar, armazenar e sair com dados e informações. Sejam eles dispositivos de operação como processador, memória, etc ou periféricos como mouse, teclado, monitor, impressoras, scanner etc..
Investimentos em hardwares são investimentos de duração curta, pois rapidamente se tornam obsoletos. É necessário se manter constante atualização a fim de manter a competitividade

Softaware – Dirigem, organizam e controlam os recursos do hardware, fornecendo intruções e comandos.

Podem ser divididos da seguinte forma:

  • Sistema operacional: administrador geral do computador e determina quais os recursos computacionais serão utilizados;
  • Aplicativos de negócio: dizem respeito ao business da organização. Depende das necessidades da empresa;
  • Linguagens de programação: São as linguagens oriundas dos sistemas que vão dar configuração aos dados;
  • Utilitários: são softwares auxiliares. Ex: antivírus, compactadores, desfragmentadores;
  • Automação: são aplicativos para automatizar algumas necessidades que podem ser industriais, comerciais ou serviços. Ex: caixa eletônico, leitoras opticas e balanças eleteônicas;

Sistemas de Telecomunicação - é a transmissão de qualquer sinal por meio eletrônico.
Esses sinais podem ser transmitidos de forma analógica ou digital. A transmissão digital, utilizados pela maioria dos computadores, pode ser assíncrona ou síncrona. Na primeira forma, os bytes são transmitidos em pequenos blocos, ocorre de forma fragmentada e os dados vão por caminhos diferentes. Já na segunda forma, os bytes são transmitidos em blocos maiores e de forma direta, como por exemplo os cabos de fibra óptica.


Com relação ao fluxo na linha de comunicação, a transmissão pode occorer de três formas:

  • SIMPLEX – Um único sentido, não há confirmação do receptor. Ex.: Rádio e TV
  • HALF-DUPLEX – Existe a possibilidade de resposta, mas os dados só se movimentam de uma só vez. Ex.: Nextel
  • DUPLEX – Os dados podem se movimentar nos dois sentidos ao mesmo tempo. Ex: telefone

Para obeter um constante fluxo de informações as empresas utilizam redes internas. As redes permitem também o compatihamento de periféricos e aplicativos, permite a descentralização do poder e agilidade na administraçao dos negócios.

Existem dois tipos de rede:

  • LAN – Redes locais. Dentro da própria empresa.
  • WAN – Redes em ambientes distantes. Outros países por exemplo.

É importate ressaltar que para a integração desses componentes faz-se necessário o peopleware ou humanware. O humanware é reponsável por desenvover, demandar e utilizar todos os componente da Tecnologia da Informação. A utilização desses componentes só pode ser efetiva se o humanware estiver plenamente capacitado.
Para a efetiva gestão da tecnologia da informação é fundamental a análise da viabilidade, considerando a relação custo/benefício, perceber as reais necessidades da empresa, elaborar um plano de contigência para suprir possíveis deficiencia no funcionamento e elaborar um plano de gestão de mudanças de forma a estabelecer uma comunicaçao clara e minimizar os impactos na cultura da empresa.