Dado, informação e conhecimento

O conhecimento, como já falamos, é importantíssimo nos dias de hoje, sendo fonte de vantagem competitiva para as empresas. Mas qual a diferença entre dado, informação e conhecimento?
Dado é uma entidade isolada. O dado não encerra dentro dele uma informação.
Os dados, quando combinados, produzem uma informação.
Já o conhecimento é mais sutil. Ele pressupõe uma articulação daquilo que a informação carrega com aquilo que você já possui.

A informação será tanto melhor convertida em conhecimento quanto maior for o estoque anterior do receptor. Os processos de raciocínio por indução e dedução são simultâneos e complementares. Por meio deles é que o agente articula novas informações com as informações pretéritas que, de alguma forma, já geraram conhecimento.

Mas, por que o conhecimento gera vantagem competitiva?
Mais uma vez, porque o ambiente em que as empresas operam é carregado de incertezas e o conhecimento permite converter a incerteza em risco. O risco é retirado do ambiente de incerteza quando você o identifica, o avalia e o quantifica. Ele envolve probabilidade, enquanto a incerteza envolve desconhecimento total da chance de sucesso ou fracasso.

A importância dos Sistemas de Informação

Com o mercado globalizado, o avanço de produtos, tecnologias e a demanda por informações, o sistema tem que ter a capacidade de trazer essas informações aos gerentes, atuando como uma base de dados para a tomada de decisões. As empresas passam a gastar mais dinheiro buscando sistemas de informação adequados às suas atividades. A escolha do sistema é, inclusive, uma decisão importante a ser tomada.
A diferença entre sucesso e fracasso de um sistema é a quantidade de informações que ele é capaz de fornecer, bem como a capacidade de acompanhar a evolução e surgimento de novas necessidades, sendo necessário que apóie o fluxo de informação/comunicação nas empresas.